SOBRE O PROJETO
A Universidade Federal do ABC (UFABC), juntamente com profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento e seus discentes, oferece um curso destinado a ex-detentas, mulheres que tenham familiares aprisionados e jovens que cumpram medidas no sistema socioeducativo.
O objetivo do curso é fornecer a essas mulheres, que passaram por privação de liberdade, elementos que contribuam para o desenvolvimento de sua autonomia e emancipação. Devido a pandemia e seguindo as orientações da UFABC o curso é gratuito e será realizado de forma online (via Google Meet). No decorrer do curso, serão oferecidas aulas teóricas envolvendo temáticas de raça, gênero e classe social, e oficinas que abordem práticas jurídicas e jornalísticas. As aulas ocorrerão aos sábados das 10:00 às 13:00 (na aba cronograma você encontrará mais informações). Por fim, será realizado um Workshop que tem como propósito oferecer um espaço aberto para compartilharem suas experiências, a fim de que as participantes possam se expressar de diferentes formas e compreender o universo da punição através de sua própria história. Buscamos também apresentar de que maneira a universidade pública pode ser usada como ferramenta de apoio a elas nos mais diversos campos.
Os materiais utilizados serão disponibilizados com antecedência para tod@s @s inscrit@s no curso e, ao final de cada módulo cursado, deverão apresentar um relato de seu entendimento sobre cada conteúdo dado no dia.
O certificado será emitido somente se a frequência nos encontros for superior a 60%, com a participação efetiva no Workshop e com a apresentação dos relatos.
Interessad@s deverão se inscrever através desse site, na aba “inscreva-se”. Serão ofertadas 60 vagas.
Bom curso a tod@s!
Entre em contato:
Egressas do sistema prisional debatem gênero, punição e classes sociais
2 de agosto, 2021
Aula inaugural do curso Liberta UFABC reúne egressas e pesquisadoras do sistema prisional
17 de Julho, 2021
"Há dez anos estava presa. Hoje estudo para ajudar mulheres em presídios"
Camila Felizardo, em depoimento a Camila Brandalise
Entrevista concedida à Universa
16 de maio, 2021