top of page

Professores e alunos da UFABC lançam curso para egressas do sistema prisional

Encontros virtuais tem como objetivo fazer com que mulheres que já estiveram em privação de liberdade compreendam a punição por meio de suas trajetórias


Por Equipe Curso Liberta

 

Professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do ABC lançam, nesta terça-feira (20), o curso “Educação transforma, liberta e emancipa vidas” para mulheres egressas do sistema prisional. As aulas, programadas para ocorrer entre os dias 17 de julho a 13 de novembro, tem como objetivo abordar temas relacionados a gênero, classe, raça e punição a mulheres que passaram pelo cárcere. Além disso, serão oferecidas oficinas de escrita jornalística e práticas jurídicas para as participantes.


De acordo com dados do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), entre os anos 2000 e 2016, a população carcerária feminina aumentou 656%, enquanto o crescimento masculino foi de 293%. Os números fazem do Brasil o quarto país que mais encarcera mulheres, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia. Sabe-se ainda que apenas 20% das pessoas privadas de liberdade no país tem acesso às atividades educacionais.


O curso será ministrado por profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento. No último encontro, as alunas poderão publicar materiais como contos, relatos, reportagens e outras produções escritas no blog do projeto. “O ponto central do curso é abrir as portas da universidade pública para as pessoas egressas do sistema prisional. Porque a universidade pública é de todos, para todos e ela só cumpre o seu objetivo enquanto tal quando estiver efetivamente acessível à todas e todos”, afirma Camila Nunes Dias, coordenadora do curso e professora da UFABC.


O objetivo dos encontros, que ocorrerão de forma virtual em decorrência da pandemia do coronavírus, é fornecer a essas mulheres, que passaram por privação de sua liberdade, informações que contribuam para o desenvolvimento de sua autonomia e emancipação. Ao final das aulas e oficinas, será realizado um Workshop que tem como propósito oferecer um espaço aberto para compartilhamento de experiências, a fim de que as participantes possam se expressar de diferentes formas e compreender o universo da punição por meio de suas trajetórias.


“A partir do curso, esperamos que seja possível o aprimoramento da narrativa e ou da escrita e também do acesso a conhecimentos acerca dos mecanismos jurídicos, que possibilitem que elas, na condição de sobreviventes do sistema prisional, busquem instituições e órgãos que ofereçam apoio no que diz respeito à regularização de documentos, a retirada de dúvidas sobre as multas pecuniárias, a regularização do título de eleitor”, explica Rosângela Teixeira, socióloga e doutoranda da UFABC e uma das docentes do curso.


O projeto de extensão é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC e pelo Seviju (Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça). A iniciativa conta também com o apoio de entidades como Libertas, Amparar, Nós Por Nós, Nova Rota Inclusão Pela Educação, Responsa, Recomeçar, Grupo de Pesquisa Resistências - Controle Social, Memória e Interseccionalidades, Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS), Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia e Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do ABC.


Recent Posts

See All

Lista de Selecionadas

Equipe Liberta Segue lista das pessoas selecionadas. Nos vemos no curso em agosto! Em breve entraremos em contato com mais informações...

2 comentários


Alessandra Cardoso Cardoso
Alessandra Cardoso Cardoso
20 de mai. de 2021

Gostaria de participar

Curtir

miguelsilvaalmeida02
30 de abr. de 2021

Como faço a inscrição?

Curtir
bottom of page